Reis Filagrana e Lana Advocacia - Artigos
Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

Direito

PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

 

Gisele Lana

 

1) Planejamento Previdenciário: Porque é tão importante?

 Você já imaginou saber qual o valor da sua tão sonhada aposentadoria? 

Ou melhor, poder escolher qual o valor ou qual a melhor data para essa concretização?

 Pois é, após a Reforma da Previdência isso é possível, pois ela abriu vários cenários possíveis a escolha do segurado. E isso pode ser identificado através de um especialista da área na confecção de um planejamento previdenciário.

 O planejamento da aposentadoria é um estudo de todas as possibilidades previdenciárias que você tem a sua disposição, avaliando todas as suas particularidades, desde onde você trabalhou, o tempo de contribuição, tempos especiais, regras que se aplicam ao seu caso entre outros pontos. Um bom planejamento pode representar no final uma diferença de valores enorme.

 O planejamento, pode sim ser feito às vésperas de uma aposentadoria mas, o ideal é fazer antes porque você consegue planejar a sua vida inteira, seja para você se aposentar melhor com um melhor benefício, ganhando mais ou trabalhando menos tempo.

 Sabemos que a cultura do brasileiro nunca foi do planejamento, porém precisamos mudar essa cultura para ser uma vida mais estável financeiramente.

 2) Etapas do Planejamento!

 Cada profissional trabalha de uma forma, porém abaixo listo algumas etapas que normalmente serão desenvolvidas:

 1 Atendimento Inicial (presencial ou online)

2 Elaboração de estratégia

3 Análise de CNIS (documento fornecido no site do INSS)

4 Cálculos de carência, tempo de contribuição e idade

5 Cálculo do Salário de Benefício

6 Cálculos de Renda Mensal Inicial

7 Cálculo do Investimento (se for o caso)

8 Cálculo do Melhor Benefício

9 Apresentação + Consulta final

Com toda essa análise é possível saber qual regra de aposentadoria se encaixa melhor pra cada segurado.

 3) Todos os tipos de segurado podem planejar?

Os segurados empregados não conseguem mudar valor da sua contribuição, porém os contribuintes individuais por exemplo, podem fazer essa alteração. Portanto tem mais opções ao analisar e fazer o planejamento. Isso não quer dizer que o segurado empregado também não tenha algumas opções.

Importante se atentar para os períodos em que o empregado trabalhou exposto a agentes nocivos, por exemplo. Além disso tem as contribuições a menor, que são aquelas contribuições que o INSS contabilizou errado, isso vai cair o seu salário de benefício, tempo de trabalho rural que o INSS também não vai avaliar sem que você leve os documentos específicos, tempo de regime militar, de serviço militar obrigatório.

O INSS erra muito no momento que concede as aposentadorias, e são vários os motivos, porém quando um especialista planeja consegue identificar esses erros, e consertá-los a tempo.

4) Dá pra ter certeza absoluta se planejar direitinho?

O Planejamento de Aposentadoria é uma projeção, sendo impossível garantir que o valor da aposentadoria no futuro realmente será o apresentado.

 Isso acontece por diversos motivos: reformas previdenciárias, pequenas alterações nas leis, inflação, reajustes, etc.

 Porém o cálculo costume ser muito próxima da realidade.

 5) Será que vale a pena pagar um Planejamento Previdenciário no meu caso?

 O planejamento é na verdade um investimento que você faz por você mesmo.

 Ao aposentar-se sem analisar os diferentes cenários possíveis, você está fazendo uma péssima escolha financeira.

 Muitas vezes, é impossível consertar alguns erros posteriormente, até porque não temos a desaposentação.

 O planejamento previdenciário é um investimento que se paga, muitas vezes, logo na primeira parcela da aposentadoria. Por isso é muito recomendado

 Aliás, não precisa esperar estar às vésperas da aposentadoria para fazer o planejamento. Como todo investimento, quanto antes começar, melhor!

 6) Conclusão

Se você quer ter um futuro tranquilo, o primeiro passo é fazer um bom planejamento previdenciário.

Com este estudo, você poderá visualizar qual o melhor cenário para a sua aposentadoria, levando em conta seus objetivos.

Devido as constantes mudanças da legislação previdenciária, o ideal é contratar um advogado que seja especialista em direito previdenciário para fazer o seu planejamento.

Que tal espalhar esta informação para mais brasileiros?

2
Fale Conosco